7 de maio de 2014

Novas Actividades de Verão para os pequeninos

Olá Queridas Estrelinhas

Venho partilhar convosco a decisão de estar mais tempo com os meus meninos :))
Há muito que pensei em criar um espaço de tempos livres onde pudesse desenvolver mais e mais e mais com os meus pequenitos...
Mas,... porque provavelmente ainda não estaria no timing :)) decidi ser agora. 
Este último ano apercebi-me mais conscientemente da necessidade das nossas crianças se centrarem mais em si.

Foi um ano cheio de resultados positivos, onde o desenvolvimento e serenidade das crianças se fizeram notar. Todas as mães e pais comentaram de uma forma ou de outra, grandes progressos com os filhotes quer em casa, quer na escola.
Ontem, ao encontrar uma mãe que por motivos de força maior teve de retirar a criança da meditação, contou-me que a criança ainda no dia anterior tinha tido uma "birra" à qual a mãe foi dar com ela sentada a tentar acalmar-se puramente sozinha. Foi uma partilha à qual agradeço profundamente, pois a criança já saiu da meditação há algum tempo, mas ficou lá a sementinha... Grata!

Um dos terapeutas que partilha connosco o Cantinho Dourado, Luís Freitas dizia-me à tempos "Tu não podes ficar triste por os meninos saírem... Tens de pensar que fica lá a sementinha para quando eles entenderem utilizar." 
Grata Luís, pois de facto acontece :))

Com vários relatos dos pais, e com a observação de pequenos nadas, fomos tendo respostas das "crianças" (lembrem-se que elas são mais antigas que muitos de nós) como tudo o que se realiza no Cantinho nas aulas de meditação as faz recordar quem são. Seres de Luz absolutamente fascinantes.

Assim decidi fazer com as crianças mais exercícios de concentração e interiorização. Como tal vamos fazer um programa onde vamos ter meditação de manhã e à tarde, seguida de diversos exercícios e brincadeiras.
A experiência que tenho com eles leva-me a crer que tendo o dia todo para actividades, há que nos centrar assertivamente e seguir em frente. Ou seja, quando eles vêm só uma hora e meia, onde alguns chegam mais tarde que outros, torna-se menos fácil aproveitar o tempo para actividades e meditação. 
Se fazemos a meditação no fim porque ainda não estão todos logo no inicio, eles não querem sair das actividades e leva-se algum tempo a serenar para a meditação. 
Se fazemos no inicio temos de esperar um pouco por todos, o que por vezes o que se poderia simplificar num quarto de hora, levamos mais de meia hora. 

Assim nos tempos livres, vou começar de manhã com meditação, saindo com eles para a rua (sempre que o tempo permitir) fazendo jogos em frente ao espaço que como conhecem temos a rua por nossa conta, ou vamos até à Várzea ou simplesmente descobrir a Natureza.
Regressamos ao espaço e almoçamos (comida trazida de casa, ou quem queira vai almoçar a casa), voltamos a meditar e fazemos trabalhos onde a criatividade vai ser livre espontânea e diversificada.

A meditação 2 vezes por dia vai criar um hábito onde eles aprendem a serenar num curto espaço de tempo. A ideia é eles perceberem que no dia a dia deles podem serenar rapidamente onde quer que estejam. Vamos aprender a serenar na rua com os carros a passarem, em locais de movimentação, na natureza, sentados ou em pé, e em qualquer circunstância.

Os trabalhos realizados à tarde irão passar pela pintura de desenhos múltiplos com várias técnicas, modelagem, realização de origamis, construção de mandalas: com papel eva, búzios, pedras, ramos e folhas, recortando, colando, e criando...
Iremos ter uma peça de teatro, dança, expressão livre ...
Tudo com o objectivo de os ensinar a concentrarem-se neles próprios brincando e equilibrando a sua energia.

Certa de uma experiência fantástica, fico a aguardar quem queira participar :))

Semanas; Junho - 16 a 20 e 23 a 27  | Julho 30 a 4 - 7 a 11 | das 09:00 às 17:00 - cada semana 75€ ou 2 semanas 120€
Inscrições até dia 31 de Maio. Só se realizará com número mínimo de crianças


Beijinhos de Luz
Maria João











Sem comentários:

Enviar um comentário

Uma Mensagem reflecte a nossa Luz.
Deixe a Sua!